A importância do Yoga na Saúde Mental

Mahima

Professora de Yoga
Categorias
  • Saúde Mental
  • Exercício
  • Nutrição

02-04-2019

img

Depois de termos, anteriormente, abordado a relação entre o Yoga, a energia sexual e o amor, desta vez analisamos a relação entre o Yoga e a saúde mental.

O Yoga está associado a posturas corporais extraordinárias, poderes e fenómenos psíquicos, mas os grandes Yogis Indianos definem o Yoga como sendo aquele estado em que a mente é controlada de tal forma que cessam as ondas mentais atingindo assim um estado de felicidade total.

Será que nós somos aquilo que pensamos? Será que a nossa mente controla a nossa vida e o nosso estado de espírito?


A complexa relação entre corpo e mente

Existe uma relação complexa entre o corpo e a mente. E de facto está provado que muitas das nossas enfermidades físicas são causadas pelo nosso estado mental. O que pensamos pode literalmente tornar-nos mais ou menos saudáveis.

De acordo com pesquisas de alguns neurologistas os pensamentos subconscientes são a causa direta do stresse crónico e das doenças mentais. Estes defendem que a mente subconsciente nunca descansa. O constante fluxo de pensamentos no subconsciente pode levar à doença se for negativo ou ao sucesso se for positivo.

Ora a dificuldade está em manter as nossas mentes serenas e positivas no nosso dia-a-dia, pois as reações às situações que acontecem na nossa vida surgem como ondas de atração ou repulsa e é ai que perdemos o controle da nossa mente.


A importância do Yoga na Saúde Mental

A prática do Yoga ajuda-nos a voltar a nossa atenção para dentro, concentrando a atenção na respiração, nos processos internos e o objectivo é passarmos a ser o observador interno do nosso corpo e da nossa mente e desta forma procurar guiar a nossa mente para um estado mais sereno e tranquilo.


As posturas de yoga ajudam o nosso corpo a ficar mais flexível e assim a nossa mente também, porque tudo está interligado. O nosso corpo é o reflexo da nossa mente e vice-versa. Por outro lado, temos de perceber que não podemos controlar tudo à nossa volta, que é preciso dar espaço, que é preciso respirar, que é preciso alongar os músculos do nosso corpo e oxigenar o nosso cérebro para que todos os processos biológicos internos se possam processar de uma forma saudável. Acontece é que muitas vezes procuramos exercitar o nosso corpo sem percebermos quais as suas capacidades e resistências. Nem todos os exercícios são adequados ao nosso corpo. Muitas vezes o que acontece é que quando vamos ao ginásio e fazemos um exercício desadequado ao nosso corpo poderemos estar a piorar a situação.

O exercício exagerado ou desadequado estimula demasiado a mente. O objectivo é acalmar e relaxar depois de um dia de trabalho ou demasiadas preocupações a perturbar a nossa mente.

Por outro lado é urgente sabermos alimentar-nos corretamente. É preciso acreditar e confiar mais em nós mesmos. É preciso libertar-nos dos medos que transportamos ao longo da nossa vida.

Um grande Mestre diz: o ser por natureza é bom e forte, o que o torna mau e fraco são os seus maus hábitos, os seus muitos desejos e os seus maus pensamentos.


Estímulos externos e o acalmar da mente

Os estímulos externos ocupam-nos demasiadamente a mente e criam-nos desejos, apegos e aversões, prazeres ou sofrimentos. Com a pratica do Yoga procuramos atingir um estado mental mais equilibrado, mais perto do nosso verdadeiro ser onde percebemos que somos uma entidade muito mais complexa e ao mesmo tempo muito poderosa que tem a capacidade de gerir o seu percurso.

A prática do Yoga ajuda-nos a perceber que podemos viver com menos e termos uma vida mais simples e com menos preocupações. Ajuda-nos a focar nos nossos objectivos.

Ao focarmos a mente numa postura durante uns momentos sem nos movimentarmos obriga a nossa mente a parar por uns breves momentos e ao mesmo tempo a trabalharmos as nossas emoções, a nossa força de vontade, a nossa auto confiança, o equilíbrio interno.

Os exercícios de respiração controlam o ritmo da respiração e ajudam-nos a controlar a nossa mente, atuando no nosso sistema nervoso central, acalmando-o.

Na prática do Yoga trabalhamos para aceitar os nossos limites mas sempre na tentativa de ultrapassa-los, sem competição e sem violência. Procurando desenvolver sempre uma atitude positiva porque a cada dia de prática verificamos que os músculos estão mais alongados, mais tonificados, mais oxigenados, com mais energia vital e assim vamos desbloqueando os nódulos internos quer físicos quer mentais.



A Missão de vida

Encontrar a nossa missão de vida deveria ser o foco principal da nossa vida, pois só quando nos sentirmos encaixados verdadeiramente neste Universo é que poderemos ter paz mental. Nunca é tarde demais, estamos sempre a tempo de encontrar algo que já está dentro de nós desde sempre, só precisamos de acordar deste estado de adormecimento. Nascemos com talentos naturais únicos que nos indicam o percurso e que por uma série de circunstâncias somos afastados.

O objectivo final é direcionar a nossa mente para nos tornarmos pessoas mais solidárias, mais abertas às diferenças, mais justas e compreensivas para com todos os seres neste planeta. Focando-nos no outro a nossa vida torna-se mais leve, mais feliz, porque menos egoísta, pois uma mente egoísta é uma mente doente e preocupada somente com o seu bem-estar e que nunca está completamente satisfeita, porque há sempre algo mais para ser satisfeito nessa busca eterna da felicidade.


O Chama a Sofia está a aceitar inscrições para um Bootcamp Detox, onde através do Yoga se procura transformar a vida de quem dele faz parte. Saiba mais sobre o Bootcamp Detox, aqui.

Partilha com os teus amigos

Posts Relacionados

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Treino online - O que precisas de saber

De certeza que tens um smartphone ... e sabes o que isso pode significar? Que ao teres um smartphone é menos uma desculpa para continuares no(...)

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

Treino Funcional - O que é?

Nos últimos anos existiu uma revolução no mundo do fitness e cada vez mais as pessoas estão a experimentar o treino funcional e isto tem uma(...)

02-04-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Como emagrecer antes do Verão? 5 Dicas

O Yoga está associado a posturas corporais extraordinárias, poderes e fenómenos psíquicos, mas os grandes Yogis Indianos definem o Yoga como(...)

07-03-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Porque cada vez mais empresas querem ter trabalhadores felizes e saudáveis?

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto(...)

08-02-2019

img
  • Mahima,
  • Instrutora de Yoga

Yoga, energia sexual e o amor

O universo está em constante movimento, nada está estático e tudo é energia. Hoje em dia temos a sensação que o tempo passa muito depressa,(...)

05-02-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

O que é a rotura do tendão de Aquiles?

Uma rotura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a que exista separação ou descontinuidade nos tecidos que(...)

14-01-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Exercício físico e performance sexual - Existe uma relação

Muitas vezes questiona-se se o exercício físico e o sexo possuem uma relação. Saiba mais, neste artigo, sobre a relação entre estes dois conceitos.

31-12-2018

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

O que é uma luxação

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que(...)

31-12-2018

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Traner

Com que idade devemos fazer exercício físico?

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico.

27-12-2018

img
  • Sandro Jesus,
  • Personal Trainer

Como fazer um agachamento corretamente?

A capacidade de adaptação face aos contextos e necessidades dos seres humanos é uma constante.

26-12-2018