Como emagrecer antes do Verão? 5 Dicas

Sofia Veiga

Personal Trainer
Categorias
  • Exercício
  • Nutrição

07-03-2019

img

O sol já espreita e com ele começamos a sentir o cheiro a verão. Muitas pessoas entram em desespero nesta época do ano porque as férias já estão pensadas ou até mesmo marcadas, na praia ou não, a verdade é que usamos menos roupa, o nosso corpo fica mais exposto e não nos sentimos bem com aquela gordurinha a mais. No entanto, ainda há tempo para perder peso. Para isso, é preciso foco no objetivo sendo que comer bem e fazer exercício físico são a chave do teu sucesso.

 Vê, a seguir, algumas dicas de como perder peso rápido para o verão.

 


Comer bem, com qualidade e quantidade certa


Emagrecer a fazer dietas loucas ou a usar medicamentos milagrosos, ou, até mesmo, reduzir drasticamente alimentos que tu consomes durante o dia, não faz nada bem à tua saúde e ainda pode fazer com que engordes novamente quando voltares à tua rotina de alimentação normal. Muitas das vezes pode duplicar o peso até.

Portanto, é necessário aprenderes a comer bem. Não só na época de emagrecer, mas é interessante aprenderes a ter esse hábito durante toda a tua vida. Desta forma, comer alimentos saudáveis, diminuir bastante os fritos, doces e refrigerantes vai ajudar-te a perder peso mais rápido para o verão, além de te trazer mais saúde.

Evita comer alimentos gordurosos e que te fazem engordar enquanto estás no teu foco para emagrecer. Principalmente, porque, muitas das gorduras e açucares acumulam-se na região abdominal. Aprende a comer e vais ver os resultados no teu corpo e na tua saúde.

Além de aprenderes a comer bem, também é necessário aprenderes a comer a quantidade certa. Não basta apenas diminuir o consumo dos alimentos que costumas comer, porque isso vai enfraquecer bastante o teu corpo e deixar-te com bastante stress, o que vai acabar por não ajudar na perda de peso.

Ingere alimentos saudáveis e na quantidade certa para que o teu organismo funcione corretamente. De nada adianta ficares stressada e com o corpo cansado enquanto tentas emagrecer, pois assim os resultados não serão os por ti esperados.

Também é preciso consumir alimentos de qualidade. Isto envolve o consumo de gorduras boas, proteínas que tenham qualidade, como legumes e verduras.

Os hidratos também são necessários.

Quando se fala em alimentos de qualidade, também se está a fazer referência a vegetais crus que estejam higienizados da forma correta. É muito importante que tu comas os vegetais crus quando tens a certeza de que estão devidamente higienizados. Não te esqueças de frutas leves, sementes, nozes, castanhas, vegetais e carnes. Evita o açúcar.

 


Hidrata o teu corpo


A maioria das pessoas não bebe a quantidade suficiente de água diariamente. Geralmente as pessoas só recorrem a beber água quando realmente estão com muita sede e possivelmente bem desidratadas. A ingestão adequada de água é a chave para a perda de peso. Se as pessoas que estão num processo de perda peso não beberem o suficiente de água, elas vão ter dois problemas: Além do organismo não poder metabolizar a gordura, ele também vai acionar o seu mecanismo para reter líquido. Estas duas consequências fazem o peso permanecer elevado e assim todo o esforço para perda de peso é em vão. Por isso não te esqueças de beber água todos os dias. Uma garrafa de 1,5L por dia ou até mesmo 2L. Leva sempre contigo. Se preferires opta pelo chá ou até mesmo por uma bebida preparada no dia anterior com 1 limão (cortado às rodelas com a casca), 1 pepino pequeno (cortado às rodelas com a casca), um pouco de gengibre e hortelã.



Dá movimento ao teu corpo


Caminha. Um dos exercícios para conseguires perder peso de forma rápida é a caminhada. Pode parecer que não, mas a caminhada pode fazer um efeito rápido na tua perda de peso, além de não cansar tanto o teu corpo. A caminhada é uma maneira prazerosa para o teu corpo se movimentar. Vai facilitar muito a perda de peso, pois traz condições favoráveis para o teu organismo, além de melhorar a tua saúde no geral.

 

Além disso, é possível realizar este exercício fora de casa e dos ginásios. Podes estacionar o carro longe do local onde precisas de ir, ou ir a pé para locais perto de onde estás. Podes caminhar num parque ou na praia. Explora o local onde vives e vai conhecer novas ruas. O importante é sempre manter o teu corpo em movimento.

Se gostas de correr então opta pela corrida. Se não costumas fazê-lo, começa com curtas distâncias e progressivamente vai aumentando a velocidade e a distância. Atenção à articulação dos joelhos. Não abuses se não estás preparada. 

Faz exercícios específicos para os teus músculos pois também ajudam muito na queima de gordura. É interessante realizar pelo menos dois exercícios para cada grupo muscular 4 vezes por semana, ou mesmo 3 vezes por semana, já faz o efeito desejado.

 


Ter foco no compromisso


Não é fácil criares uma rotina de alimentação e de exercício físico sem caíres na tentação de alguns dias arranjares as típicas desculpas como por exemplo “hoje não, estou muito cansada” ou “hoje vou comer o que me apetecer. É só hoje.”. Portanto, uma dica muito importante para que consigas atingir o peso que queres e de maneira rápida é sempre manter o foco no compromisso que fizeste contigo mesma e pensar nos resultados para o teu super verão.

Quando atingires o teu objetivo, vais perceber que valeu muito a pena abrir mão de diversas coisas e de teres superado a preguiça e a vontade de comer tudo o que não é saudável. Portanto, tenta sempre manter o foco e pensar positivo, só assim vais conseguir atingir aquilo que tu tanto queres.

 

Começar agora


Outra dica importante é começar agora. De nada adianta ficares à espera para colocar em prática todas as dicas que acabaste de ler aqui. Quanto mais cedo começares, mais cedo vais atingir os teus objetivos. Faz um plano de exercícios, compra os alimentos saudáveis e começa o quanto antes.

Para emagrecer rápido para o verão é preciso que interiorizes que um dia perdido já é gordura acumulada. Sai já para a rua e vai caminhar, pesquisa exercícios simples para fazeres ou pede ajuda a um profissional da área

Partilha com os teus amigos

Posts Relacionados

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Porque cada vez mais empresas querem ter trabalhadores felizes e saudáveis?

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto(...)

08-02-2019

img
  • Mahima,
  • Instrutora de Yoga

Yoga, energia sexual e o amor

O universo está em constante movimento, nada está estático e tudo é energia. Hoje em dia temos a sensação que o tempo passa muito depressa,(...)

05-02-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

O que é a rotura do tendão de Aquiles?

Uma rotura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a que exista separação ou descontinuidade nos tecidos que(...)

14-01-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Exercício físico e performance sexual - Existe uma relação

Muitas vezes questiona-se se o exercício físico e o sexo possuem uma relação. Saiba mais, neste artigo, sobre a relação entre estes dois conceitos.

31-12-2018

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

O que é uma luxação

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que(...)

31-12-2018

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Traner

Com que idade devemos fazer exercício físico?

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico.

27-12-2018

img
  • Sandro Jesus,
  • Personal Trainer

Como fazer um agachamento corretamente?

A capacidade de adaptação face aos contextos e necessidades dos seres humanos é uma constante.

26-12-2018