Porque cada vez mais empresas querem ter trabalhadores felizes e saudáveis?

Sofia Veiga

Personal Trainer
Categorias
  • Exercício

08-02-2019

img

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto as pessoas que dela fazem parte”.

Em Portugal, há claramente uma maior consciência da relação entre o bem-estar dos colaboradores e a sua produtividade. As empresas têm vindo a aumentar os incentivos à prática de exercício físico, comparticipando – parcial ou totalmente – nas mensalidades dos colaboradores em empresas da indústria do fitness, ou até mesmo flexibilizando os horários de trabalho, de forma a garantir que a prática de exercício físico possa ser integrada na rotina diária do colaborador.

 

 

Como podemos implementar o exercício físico na empresa?

 

A prática regular de exercícios trás consigo benefícios físicos e mentais para o corpo humano, como perda de peso, melhoria do humor, aumento dos níveis de energia e muito mais.

O incentivo à atividade física nas empresas é importante e interessante tanto para o colaborador quanto para a empresa. Para o colaborador, pois ele vai sentir todos os benefícios da atividade física regular, e para a empresa, pois ela terá menos gastos e maior retenção de colaboradores, tornando-se mais sustentável. Por isso, é de extrema importância a empresa incentivar os colaboradores a manter uma rotina.

 

Alongamentos

Colaboradores que passam muito tempo sentados na mesma posição podem beneficiar com uma rotina de alongamentos. Por isso, é de extrema importância a empresa incentivá-los a manter uma rotina de alongamentos com exercícios para ombros, costas, braços e pescoço.


  •       Rodar o pescoço

Com a coluna alinhada e encostada à cadeira, vire o pescoço para a direita e mantenha-se nessa posição 12 segundos. Vire para a esquerda e repita.

 

  •   Rotação do tronco

Sentando/a na cadeira com a sua coluna alinhada, faça a rotação do seu tronco para a esquerda e permaneça assim 5 segundos. Faça o mesmo para a esquerda. Repita o movimento 10 vezes para cada lado.

 

  • Alongamento das costas

Apoie as duas mãos na mesa alinhadas com os ombros. Estique os braços deixando-os junto às orelhas e mantenha a coluna alinhada. Permaneça 12 segundos assim.

 

  • Alongamento das pernas

Quando está parado em pé à conversa com um colega aproveite esse momento para alongar. Levante a perna atrás, segurando pelo pé. Mantenha essa posição cerca de 12 segundos. Se o seu colega ficar a olhar para si, diga-lhe “experimenta, vais-te sentir melhor.”

 

 

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é uma prática feita com a supervisão de um profissional que visa a correção postural, ativação de grupos musculares, respiração e alongamento. É uma ótima forma de reduzir dores e lesões por más posturas. A sua execução é bastante prática e rápida, não levando mais do que 15 minutos para ser realizada. Sendo assim, a ginástica laboral é uma excelente forma de manutenção de qualidade de vida e incentivo à atividade física no ambiente das empresas, além de gerar um ótimo retorno sobre o investimento feito e pode aproveitar um espaço na sua empresa para implementar esta atividade.


Crie um grupo de corrida, caminhada ou treino funcional

A pressão do ambiente empresarial, muitas vezes, afeta o colaborador mais do que ele pode aguentar. Tarefas para entregar, e-mails, reuniões etc. — tudo isto contribui para que os colaboradores fiquem cada vez mais tensos. Uma ideia interessante seria a criação de um grupo de corrida, caminhada ou de treino funcional com os colaboradores da empresa. Exercícios em grupo unem pessoas e criam vínculos entre elas, o que é ótimo para o ambiente da empresa bem como para fortalecer equipas.

 


Benefícios

Falamos agora dos benefícios de uma forma mais aprofundada:


Colaboradores atentos e motivados

A prática de atividade física é benéfica para a saúde do corpo e da mente. Quem se exercita regularmente terá menos stress, ansiedade e sonolência durante as atividades diárias. Por isso, a empresa que deseja ter colaboradores que trabalhem de forma otimizada, deverá investir num programa de incentivo à atividade física.


Menos doenças e lesões

A atividade física reduz o stress, aumenta a resistência muscular e melhora a funcionalidade das articulações, além de favorecer a circulação sanguínea o que torna o corpo bem mais resistente a lesões, melhora a postura e faz com que a pessoa trabalhe de forma mais eficiente.

Além disso, a atividade física regular diminui a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e doenças mentais o que é ótimo para o colaborador e, também, para a empresa, pois não haverá tantas faltas ao trabalho, aumentando assim a produtividade da empresa.


Colaboradores unidos

O incentivo à atividade física, sobretudo se for realizada em grupo, transforma o ambiente da empresa, pois vai unir as pessoas. Um grupo de caminhada, corrida ou de treino funcional é muito benéfico à organização pelo facto de criar um espírito de equipa e companheirismo entre os colaboradores. Isto é ótimo, pois a empresa será, para os colaboradores, um ambiente onde eles se sentem bem e confortáveis para trabalhar.

 

 

Sendo assim, é essencial que a empresa implemente uma estratégia de incentivo à atividade física, encorajando desta forma os colaboradores a adotar hábitos saudáveis, que beneficiam não só na vida profissional, como também na vida pessoal.

Então não perca tempo, siga as dicas e faça da saúde dos seus colaboradores uma prioridade na sua empresa!

Partilha com os teus amigos

Posts Relacionados

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Treino online - O que precisas de saber

De certeza que tens um smartphone ... e sabes o que isso pode significar? Que ao teres um smartphone é menos uma desculpa para continuares no(...)

img
  • Mahima,
  • Professora de Yoga

A importância do Yoga na Saúde Mental

O Yoga está associado a posturas corporais extraordinárias, poderes e fenómenos psíquicos, mas os grandes Yogis Indianos definem o Yoga como(...)

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

Treino Funcional - O que é?

Nos últimos anos existiu uma revolução no mundo do fitness e cada vez mais as pessoas estão a experimentar o treino funcional e isto tem uma(...)

02-04-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Como emagrecer antes do Verão? 5 Dicas

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto(...)

07-03-2019

img
  • Mahima,
  • Instrutora de Yoga

Yoga, energia sexual e o amor

O universo está em constante movimento, nada está estático e tudo é energia. Hoje em dia temos a sensação que o tempo passa muito depressa,(...)

05-02-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

O que é a rotura do tendão de Aquiles?

Uma rotura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a que exista separação ou descontinuidade nos tecidos que(...)

14-01-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Exercício físico e performance sexual - Existe uma relação

Muitas vezes questiona-se se o exercício físico e o sexo possuem uma relação. Saiba mais, neste artigo, sobre a relação entre estes dois conceitos.

31-12-2018

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

O que é uma luxação

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que(...)

31-12-2018

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Traner

Com que idade devemos fazer exercício físico?

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico.

27-12-2018

img
  • Sandro Jesus,
  • Personal Trainer

Como fazer um agachamento corretamente?

A capacidade de adaptação face aos contextos e necessidades dos seres humanos é uma constante.

26-12-2018