Yoga, energia sexual e o amor

Mahima

Instrutora de Yoga
Categorias
  • Exercício
  • Sexo

05-02-2019

img

O universo está em constante movimento, nada está estático e tudo é energia. Hoje em dia temos a sensação que o tempo passa muito depressa, parece que não temos tempo para fazer todas as coisas que queríamos fazer ou que nos oferecem constantemente para fazer. Quase todos nós andamos consciente ou inconscientemente muito centrados em nós próprios, nos nossos objetivos, nas nossas metas, nos nossos desejos, no nosso trabalho e somos constantemente estimulados e encaminhados para hábitos de consumo desenfreado. A publicidade aparece constantemente em todos os lados e a toda a hora apelando e estimulando aos nossos sentidos para comprarmos bens materiais ou serviços em troca de falsas e ilusórias promessas de felicidade.

 Já parou para pensar um pouco? Em que sociedade vivemos hoje em dia? Já parou e olhou à sua volta? Como está a sua relação com os seus semelhantes? Com o planeta? Com os restantes seres que habitam o mesmo planeta que você?

 Será que está a viver a sua vida na sua plenitude? É verdadeiramente feliz? O que é a felicidade? 

Quase todas as pessoas vivem saltando de preocupação em preocupação ou de desejo em desejo. Vivem com pequenos e efémeros momentos de felicidade que lhes escorrem entre os dedos da mão sem que os mesmos se deem conta.

 

Défice de Verdadeiro Amor

Ao observar as relações humanas e as relações entre muitas nações do nosso planeta é fácil constatar que existe uma falta catastrófica de Amor, de Amor verdadeiro. 

Amor verdadeiro é a nossa verdadeira essência, vem do coração e podemos dá-lo a quem nós queiramos. É incondicional e não quer nada em troca, altruísta e desinteressado, generoso, liberal e humanitário. Esse amor é amplo, vasto e universal, deve abranger com compaixão e de igual forma todos os seres existentes no universo.

 

 Os mundos são criados pelo Amor e colapsam devido à sua ausência, assim como as relações humanas. O verdadeiro Amor está em défice no planeta terra porque o ser humano anda demasiadamente distraído, perdido, preocupado. A maior parte das pessoas vive para satisfazer o seu ego, vive e tem uma perspetiva egocêntrica da vida como se todo o universo girasse à sua volta ou à volta da sua família.

Devido a essa carência, de amor universal e verdadeiro, cada um parece estar cada vez mais isolado do seu semelhante ou do planeta onde habita. Por conseguinte, o ser humano recorre à estimulação dos sentidos e dos desejos de forma descontrolada, recorrendo a práticas de natureza puramente biológicas, para compensar esse défice de Amor.

Assim, verificamos que nas sociedades mais ocidentalizadas, os estereótipos de comportamento e até mesmo a maneira das pessoas se comportarem, de se vestirem e de se relacionarem estimula o uso abusivo da energia sexual. Este comportamento está a proporcionar um afastamento do Amor universal, da nossa verdadeira essência. Essa distorção que nos afasta do amor verdadeiro e universal está estar diretamente ligada ao mau uso e abuso da energia sexual.

 

Yoga

O Yoga mostra-nos e encaminha-nos para uma vida completa. O Yoga é um sistema para uma educação integral, uma educação não somente virada para o corpo, para a mente e para o intelecto, mas também, para o espirito.

O Yoga é uma ciência exata, um sistema prático e perfeito de auto cultura e auto conhecimento.

YOGA a arte de viver corretamente

O Yoga mostra-nos o caminho. Através da sua prática regular e constante, o seu método encaminha-nos para os mais altos valores da vida. O praticante de Yoga que aprende a viver corretamente de forma equilibrada, honesta e justa, deve de utilizar as técnicas que o Yoga lhe dá para torna-se um ser mais feliz, harmonioso, pacifico e livre das tensões e preocupações.

 

 

 

 

Yoga – Energia do Amor – Energia Sexual

A energia sexual e o ato sexual em si deve de ser encarado como um momento divino. O sexo não deve ser encarado numa perspetiva somente de prazer pessoal. Ao utilizar a energia sexual de modo impensado e superficial podem ocorrer desequilíbrios graves no corpo, na mente e na energia de cada ser.

Durante o ato sexual uma quantidade gigantesca de energia é libertada. A energia flui exatamente na direção da atenção. Se no momento da libertação da energia as pessoas envolvidas estiverem apenas concentrados no prazer, a energia poderá ser utilizada de forma incorreta.

Durante qualquer processo de comunicação entre pessoas, trocam-se energias, mas durante uma relação sexual este processo é multiplicado exponencialmente. São trocadas tanto energias positivas como negativas que irão estar diretamente relacionadas com o nosso bem-estar físico, mental e espiritual diário. Assim sendo, antes de um ato sexual é muito importante alinhar as intenções com o nosso coração.

Outra questão fundamental é como devemos libertar a energia sexual. Ora a energia sexual não deve de ser desperdiçada em muitos atos sexuais e com parceiros diferentes em ocasiões espontâneas, mas sim, estando numa relação formal.

Assim sendo, antes de um ato sexual é muito importante alinhar as intenções com o nosso coração e com o amor verdadeiro, há quem lhe chame o amor divino, o amor da criação universal, da energia universal.

A energia sexual possui a mesma natureza que a energia utilizada para a criação do mundo. Quando é desperdiçado o potencial sexual para a obtenção do prazer, o ser humano priva-se da energia criativa e limita o processo da sua evolução. Na realidade, o gasto abusivo da energia sexual resulta na incapacidade absoluta da maioria das pessoas para desenvolverem qualquer atividade criativa.

Então é muito importante que o ato sexual seja realizado com moderação e sempre com um parceiro fixo. No momento do ato sexual o pensamento e a energia deve de ser direcionada para a união dos seres envolvidos, num ato de amor.

O abuso da energia sexual com o objectivo único do prazer pode trazer doenças físicas e mentais.

Todos os comportamentos, ações e pensamentos têm consequências, todos eles podem ser utilizados para o bem ou para o mal. A energia do universo que recebemos diariamente pode ser direcionada para a criação do mal, densificando as nossas vibrações e as do mundo envolvente ou pode ser canalizada para o coração e para o bem, criando abundância, tesouros e méritos espirituais em nossas vidas.

Assim sendo, o modo como nos comportamos e nos relacionamos eticamente com o outro determina a nosso bem-estar, a nossa paz mental, a nossa paz de espírito e a nossa felicidade. O modo como é utilizada a energia sexual deverá ser a pedra angular da nossa vida.

Partilha com os teus amigos

Posts Relacionados

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Porque cada vez mais empresas querem ter trabalhadores felizes e saudáveis?

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto(...)

08-02-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

O que é a rotura do tendão de Aquiles?

Uma rotura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a que exista separação ou descontinuidade nos tecidos que(...)

14-01-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Exercício físico e performance sexual - Existe uma relação

Muitas vezes questiona-se se o exercício físico e o sexo possuem uma relação. Saiba mais, neste artigo, sobre a relação entre estes dois conceitos.

31-12-2018

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

O que é uma luxação

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que(...)

31-12-2018

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Traner

Com que idade devemos fazer exercício físico?

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico.

27-12-2018

img
  • Sandro Jesus,
  • Personal Trainer

Como fazer um agachamento corretamente?

A capacidade de adaptação face aos contextos e necessidades dos seres humanos é uma constante.

26-12-2018