Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico. No entanto a actividade física deve ser adequada a cada pessoa e com a grande diversidade de modalidades que existem nos dias de hoje é sempre possível encontrar uma que se adeqúe não apenas ao gosto pessoal como também à necessidade e capacidade de suportar a actividade escolhida. O mais importante é fazer algo que goste para que não desmotive e consiga manter uma rotina de treinos.
Mas podemos enquadrar de forma generalizada as idades em relação à actividade física. Por exemplo:
Entre os 12 e os 19 anos
É a fase da adolescência onde existem alterações hormonais significativas e é uma fase em que os jovens passam as tardes, se não o dia inteiro, em frente a um computador ou até mesmo nos telemóveis absorvidos pelas redes sociais.
Existem inúmeras modalidades que podem praticar e que os pais devem incentivar a praticar para evitar o isolamento dos jovens nestas idades em particular.
Dos 20 aos 29 anos
Tanto os homens como as mulheres, quando chegam à idade adulta aumentam a sua preocupação com o corpo. As mulheres ficam iludidas com os corpos que vêm na TV, revistas e redes sociais e os homens querem cada vez mais músculos e corpos esculturais. Também é nesta fase que muitas pessoas estão na corrida para arranjar o seu primeiro emprego e afirmarem-se no mercado de trabalho e começam a sentir falta de tempo. O ideal é arranjar uma actividade física que não tenha hora marcada.
Entre os 30 e os 39 anos
Para os que já estão ou passaram da casa dos 30, o melhor é dar preferência a actividades aeróbicas já que depois dessa idade o metabolismo vai ficando mais lento com o avançar dos anos. Nesta fase as mulheres começam a desempenhar o papel de mães e devem procurar actividades como a musculação a corrida ou o pilates para manter o corpo em forma e terem energia para acompanhar o crescimentos dos seus filhos.
Dos 40 aos 49 anos
Aqui a preocupação com a chegada de algumas doenças típicas da velhice já começam a preocupar muita gente. Manter uma rotina de exercícios é muito importante para prevenir a chegada dessas doenças. A musculação deve ser feita sim. Não se está velho para a fazer e é muito importante.
Acima dos 50
Aqui podemos tirar todos os benefícios da actividade física. Embora seja uma pessoa activa desde sempre, naturalmente o corpo já não responderá da mesma forma portanto não páre mas faça exercício adequado à sua condição e de preferência controlado por um profissional.
O segredo está em não parar. Mantenha-se uma pessoa activa e deixe de fazer parte da população sedentária. Retire o melhor do exercício físico, procure o prazer e sinta-se vivo. Não há idade para começar nem deixar de fazer actividade física. O importante é fazer.