Com que idade devemos fazer exercício físico?

Sofia Veiga

Personal Traner
Categorias
  • Exercício

27-12-2018

img

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico. No entanto a actividade física deve ser adequada a cada pessoa e com a grande diversidade de modalidades que existem nos dias de hoje é sempre possível encontrar uma que se adeqúe não apenas ao gosto pessoal como também à necessidade e capacidade de suportar a actividade escolhida. O mais importante é fazer algo que goste para que não desmotive e consiga manter uma rotina de treinos.

Mas podemos enquadrar de forma generalizada as idades em relação à actividade física. Por exemplo:

Entre os 12 e os 19 anos

É a fase da adolescência onde existem alterações hormonais significativas e é uma fase em que os jovens passam as tardes, se não o dia inteiro, em frente a um computador ou até mesmo nos telemóveis absorvidos pelas redes sociais.

Existem inúmeras modalidades que podem praticar e que os pais devem incentivar a praticar para evitar o isolamento dos jovens nestas idades em particular.

Dos 20 aos 29 anos

Tanto os homens como as mulheres, quando chegam à idade adulta aumentam a sua preocupação com o corpo. As mulheres ficam iludidas com os corpos que vêm na TV, revistas e redes sociais e os homens querem cada vez mais músculos e corpos esculturais. Também é nesta fase que muitas pessoas estão na corrida para arranjar o seu primeiro emprego e afirmarem-se no mercado de trabalho e começam a sentir falta de tempo. O ideal é arranjar uma actividade física que não tenha hora marcada.

Entre os 30 e os 39 anos

Para os que já estão ou passaram da casa dos 30, o melhor é dar preferência a actividades aeróbicas já que depois dessa idade o metabolismo vai ficando mais lento com o avançar dos anos. Nesta fase as mulheres começam a desempenhar o papel de mães e devem procurar actividades como a musculação a corrida ou o pilates para manter o corpo em forma e terem energia para acompanhar o crescimentos dos seus filhos.

Dos 40 aos 49 anos

Aqui a preocupação com a chegada de algumas doenças típicas da velhice já começam a preocupar muita gente. Manter uma rotina de exercícios é muito importante para prevenir a chegada dessas doenças. A musculação deve ser feita sim. Não se está velho para a fazer e é muito importante.

Acima dos 50

Aqui podemos tirar todos os benefícios da actividade física. Embora seja uma pessoa activa desde sempre, naturalmente o corpo já não responderá da mesma forma portanto não páre mas faça exercício adequado à sua condição e de preferência controlado por um profissional.

O segredo está em não parar. Mantenha-se uma pessoa activa e deixe de fazer parte da população sedentária. Retire o melhor do exercício físico, procure o prazer e sinta-se vivo. Não há idade para começar nem deixar de fazer actividade física. O importante é fazer. 

Partilha com os teus amigos

Posts Relacionados

img
  • Mahima,
  • Professora de Yoga

A importância do Yoga na Saúde Mental

O Yoga está associado a posturas corporais extraordinárias, poderes e fenómenos psíquicos, mas os grandes Yogis Indianos definem o Yoga como(...)

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

Treino Funcional - O que é?

Nos últimos anos existiu uma revolução no mundo do fitness e cada vez mais as pessoas estão a experimentar o treino funcional e isto tem uma(...)

02-04-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Como emagrecer antes do Verão? 5 Dicas

Sabemos bem que não há uma idade certa para dar inicio à actividade física assim como uma idade certa para deixar de fazer exercício físico.

07-03-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Porque cada vez mais empresas querem ter trabalhadores felizes e saudáveis?

Mary Kay Ash, empresária norte-americana, referiu: “As pessoas são, definitivamente, o maior ativo de uma empresa. Uma empresa é tão boa, quanto(...)

08-02-2019

img
  • Mahima,
  • Instrutora de Yoga

Yoga, energia sexual e o amor

O universo está em constante movimento, nada está estático e tudo é energia. Hoje em dia temos a sensação que o tempo passa muito depressa,(...)

05-02-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

O que é a rotura do tendão de Aquiles?

Uma rotura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a que exista separação ou descontinuidade nos tecidos que(...)

14-01-2019

img
  • Sofia Veiga,
  • Personal Trainer

Exercício físico e performance sexual - Existe uma relação

Muitas vezes questiona-se se o exercício físico e o sexo possuem uma relação. Saiba mais, neste artigo, sobre a relação entre estes dois conceitos.

31-12-2018

img
  • Bárbara Codina,
  • Personal Trainer

O que é uma luxação

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que(...)

31-12-2018

img
  • Sandro Jesus,
  • Personal Trainer

Como fazer um agachamento corretamente?

A capacidade de adaptação face aos contextos e necessidades dos seres humanos é uma constante.

26-12-2018