A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado, perdendo o seu encaixe natural, ou seja, a separação de dois ossos que costumam estar interligados através da cartilagem.
A luxação pode acontecer devido a existência de doenças crónicas como as artroses e a artrite, por enfraquecimento dos ligamentos ou por um forte traumatismo.
A luxação pode, algumas vezes, estar relacionada com uma fratura de um osso, o que a confunde com entorse ou contusão. Explicamos sucintamente o que é cada uma das três condições abaixo:
Luxação: deslocação do osso;
Entorse: lesão ocasionada pelo excesso de movimento de uma articulação;
Contusão: lesão em alguma região do corpo (ex: músculos).
Tipos de Luxação:
A Luxação pode ser completa ou incompleta
A luxação completa (ou total): é aquela em que os ossos que constituem uma articulação se desunem por completo, ou seja, quando as superfícies articulares perdem totalmente o contacto entre si.
A luxação incompleta: é também chamada de sub-luxação em que o deslocamento de ossos ocorre de forma reduzida, sendo que não se separam completamente, ou seja, quando as superfícies articulares mantêm contacto parcial.
Zonas Afetadas:
As zonas mais afetadas são os tornozelos, dedos, joelhos, cotovelos, ombros e pulsos sendo a mais comum a luxação no ombro.
Falamos agora sobre a luxação no ombro por ser a mais comum.Pelas suas características, a articulação ombro é aquela que mais frequentemente se desloca. Embora seja muito móvel é também muito instável e mantida na sua posição por um conjunto de estruturas ligamentares e musculares. A deslocação anterior é a mais comum e resulta de um movimento do braço em extensão para fora e com rotação externa.
Sinais, sintomas e consequências da Luxação:
Os sinais e sintomas de uma luxação são: inchaço local, dor local, deformidade na articulação e incapacidade de realizar movimentos.
Como consequência da luxação, os tendões, ligamentos, e músculos podem sofrer danos. O seu tratamento consiste em posicionar novamente o osso no seu devido lugar, porém por vezes pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. Posteriormente deverá ser encaminhado para a fisioterapia de forma a recuperar a amplitude do movimento e força muscular.
Possíveis complicações decorrentes da luxação:
Muitas vezes, a luxação está associada a uma fratura, o que acaba por dificultar a recuperação. Além disso, outras complicações causadas pela luxação podem ocorrer:
- Lesão de nervos, como o nervo
ciático;
- Complicações vasculares;
- Rigidez;
- Osteoporose, caso a luxação
danifique superfícies articulares;
- Danos em órgãos internos e
partes moles, devido à de um osso;
- Reaparecimento de luxações, caso
a primeira não receba o tratamento adequado.
Como evitar lesões, como a luxação
Fortalecer os músculos é muito importante na prevenção de lesões. Ter uma musculatura forte e resistente protege os ossos e as articulações. Coloque no seu dia a dia a actividade fisica e retire dela todos os beneficios. Mantenha as suas articulações fortes e saúdáveis.